A Base de Conhecimento Incorpore, centraliza todos os dados e informações relevantes que a empresa tem sobre as soluções que ela oferece, seus métodos adotados, procedimentos, processos etc. Seu objetivo é democratizar o acesso ao conhecimento interno e agilizar a resolução de dúvidas e problemas recorrentes apresentados tanto pelos colaboradores como pelos clientes.
Depois de juntar dinheiro por um bom tempo e, finalmente, chegar a sua hora de realizar a aquisição da sua casa própria, você deve decidir se adquire um imóvel pronto ou na planta. Para que isso seja possível, é preciso as vantagens de cada um. Por isso, elas serão apresentadas abaixo, para que você as analise e tome a decisão mais certa para o seu caso.
O sonho da casa própria, geralmente, está atrelado a sair do aluguel ou da casa dos pais e ter o seu lugar, com a sua personalidade e onde você faz as regras. Contudo, para que ele seja realizado, é preciso colocar os pés no chão para analisar as suas possibilidades de compra. Dessa forma, veja como decidir entre comprar um imóvel pronto ou na planta, a partir das informações abaixo.
O imóvel na planta caracteriza-se por ainda não estar pronto. Ou seja, a incorporadora apenas tem o terreno definido, ou as obras para construção dele ainda estão no começo. Confira algumas vantagens:
Quando você adquire um imóvel na planta, você é o primeiro dono e as estruturas são novas e modernas. Isso é bom porque as chances de apresentar problemas na construção são menores.
Mesmo que haja problemas na construção, eles serão resolvidos pela incorporadora, já que esta oferece um alto prazo de garantia para que eles sejam identificados e informados a ela.
A compra de um imóvel na planta tem menos burocracia. Isso acontece por causa do tipo de contrato - promessa de compra e venda - e porque o acordo é feito apenas entre a construtora e o comprador. Ou seja, não há o envolvimento de um possível dono prévio do imóvel. Além disso, a incorporadora garante a eficiência dos trâmites.
A compra deste imóvel tem o valor reduzido, o que faz com que pessoas com o orçamento menor consigam adquirir um imóvel de qualidade, por um preço mais acessível.
Justamente porque você compra o imóvel com o valor mais baixo, quando ele está pronto, vale mais do que quando você comprou. Além disso, o imóvel pode valorizar através de construções e melhorias no próprio bairro.
A possibilidade de alteração do layout do imóvel é uma das grandes vantagens da compra do imóvel na planta. Isso porque é possível mexer em cômodos e acabamentos e deixá-los mais parecidos com você e com o que você sonhou. Basta solicitar um memorial descritivo, com os detalhes da construção, à incorporadora e você saberá o que pode ou não mudar e poderá fazer as adequações no imóvel.
Uma das desvantagens de fazer a aquisição de um imóvel na planta é que existe a possibilidade de atrasos na construção. Alguns imóveis demoram anos até ficarem prontos. É possível, até mesmo, que o imóvel não fique pronto. Por isso, caso opte por este tipo de compra, escolha uma construtora de confiança, que já possui outros empreendimentos no mercado e uma equipe capacitada para entregar o prometido.
O que caracteriza o imóvel pronto é justamente ele já estar preparado para a mudança. Ou seja, sua construção está completa e, muitas vezes, você não será o primeiro dono. Confira algumas vantagens:
Se você pretende fazer uma mudança rápida e está ansioso para ter a sua casa própria, ou mesmo precisa mudar de casa por causa do trabalho, esta pode ser a opção ideal. Após a assinatura do contrato, você negocia com o vendedor e em poucas semanas, já está morando na casa nova.
Ver a estrutura de um imóvel e os seus cômodos é diferente de imaginar como eles serão no futuro. Por isso, uma das vantagens de adquirir este imóvel é saber exatamente o que você está comprando.
É possível utilizar o seu FGTS para abater no valor da entrada e não apenas a partir da entrega das chaves, como quando o imóvel é adquirido na planta. Por isso, o imóvel pronto é uma boa opção para quem não tem o dinheiro total para comprar o imóvel, mas quer mudar imediatamente.
Ainda que o imóvel pronto seja mais caro, você pode financiá-lo e pagar menos na entrada. É outra opção vantajosa para quem visa diminuir os custos a curto prazo.
Imóveis antigos possuem estruturas antigas. Isso significa que eles podem apresentar problemas que já vêm de muito tempo. Como você não tem mais a garantia da construtora ou incorporadora, terá que arcar com os custos da manutenção. Além disso, há os problemas causados pelo desgaste do imóvel que vai depender de como os donos anteriores cuidaram do imóvel.
Agora que você já sabe as vantagens da compra de um imóvel pronto ou na planta, pode decidir qual é a melhor opção para você. Não esqueça de avaliar as suas urgências: se você pretende gastar menos agora e mais a longo prazo, ou o contrário. Além disso, defina se a sua prioridade é ter um imóvel do qual você possa participar da construção, ou mudar logo para um lugar já pronto.